Vontade de ser humana

human

Hoje acordei com uma música na cabeça, Human, do The Killers. Chegando ao trabalho não resisti e fui escutar aqueles caras perguntando se somos humanos ou dançarinos. Mas pera, dançarinos não são humanos? o.O

“Human” foi lançada como single do terceiro álbum em estúdio do The Killers, o Day & Age, e isso foi em 2008. E a música, a qual ouvi várias vezes durante o dia intercalada com outras da banda, me deixou intrigada com a repetitiva pergunta “Are we human or are we dancer?”.

Primeiro intrigada em saber o porque do erro de concordância nela, quem sabe um pouquinho do clássico verbo “to be” percebe que com o uso do “we” o correto seria usar a palavra “dancers”, no plural, e não no singular como está na letra da música. Mas usar desses erros os Beatles já fizeram em “ticket to ride” e ninguém morreu por isso.

Depois intrigada com o real significado dessa pergunta, obviamente o autor não está fazendo dos dançarinos uma raça diferente dos serem humanos, mas o que é então? Confesso que não sou especialista em The Killers, mas vai aí minha interpretação.

closecut
Alguém me disse uma vez que o balé foi inventado para dar liberdade aos dançarinos, libertá-los das danças medievais que eram todas totalmente coreografadas. Essa história não deve ser verdade, já que o balé é todo coreografado, mas, é exatamente aí que se encontra o que tiro de significado dessa pergunta do The Killers.

A coreografia marcada, ensaiada e repetida exaustivamente pelos dançarinos é algo que os prende, tira deles o controle do que querem ou gostariam de fazer e os amarram, assim, na música, a palavra “dançarino” poderia ser substituída por “fantoche”, alguém controlado e sem vida.

Outras frases da música podem reafirmar isso, o desejo de liberdade, a “prisão” e o desejo de desistir de ser você mesmo: “Feche os olhos, limpe o seu coração, corte as cordas” ;“Meu sinal é vital minhas mãos estão frias e estou de joelhos” , “Dê meus cumprimentos para a alma e para o romance”.

Bom, mas este é meu ponto de vista. Discorda? Concorda? Você é humano ou dançarino?
E essa música que iniciou meu dia foi também a que finalizou, a última que ouvi quando saí da academia, a última que ouvirei antes de dormir.

Anúncios

2 comentários sobre “Vontade de ser humana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s